Campi em implantação adotam o SIG de Atividades Acadêmicas

Escrito por Departamento de Comunicação. 12 de agosto de 2016, às 13:59

IMG_4029

Os alunos de cursos técnicos subsequentes que estão ingressando neste segundo semestre de 2016 nos campi em implantação do IFRS terão suas informações escolares concentradas no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). Depois de uma fase de testes no Campus Viamão, o sistema será estendido também para Alvorada, Rolante, Vacaria e Veranópolis. Entre as facilidades estão a reunião das informações em um único sistema e a facilidade de monitorar dados como matrículas, frequência escolar e notas com mais agilidade.

Para concretizar esta etapa, diretores de ensino, responsáveis pelos registros acadêmicos e coordenadores de cursos dos cinco campi em implantação participaram de um treinamento de utilização do sistema. A atividade ocorreu na Reitoria nos dias 9 e 10 de agosto de 2016 e foi ministrada pela empresa contratada para a implantação do SIG (AVMB), juntamente com servidores do Departamento de Tecnologia da Informação (TI) e da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) do IFRS.

O diretor de TI, Cesar Germano Eltz, explica que a nova fase permitirá observar o comportamento do sistema com o uso por um maior número de unidades e identificar se são necessários mais ajustes. Segundo Cesar, a TI e a Proen darão um acompanhamento pontual para as unidades que demandarem.

Além dos servidores ligados aos registros acadêmicos, os docentes dos campi em implantação passam a utilizar o sistema no início do semestre, com o preenchimento dos diários de classe. Para que isso ocorra, os coordenadores de curso serão multiplicadores do conteúdo repassado durante o treinamento para os demais professores. Durante o semestre, os estudantes também poderão acessar o sistema para emitir documentos como comprovante de matrícula e histórico escolar.

São responsáveis pelo suporte do SIGAA no Instituto: pela Proen, Maria do Carmo Alves de Oliveira (coordenadora de Registros Escolares) e Ana Paula Colares Flores (pedagoga); pela TI, os servidores Danner Terra, Crístian Gusberti, Mara Lisiane Sievert e Cesar Germano Eltz.

Sobre o SIGAA

O Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) é um dos seis módulos do SIG que está sendo implantado no IFRS. Ele informatiza procedimentos da área acadêmica, como submissão e controle de projetos e bolsistas de pesquisa, de ações de extensão e de ensino; registro e relatórios da produção acadêmica dos docentes; atividades de ensino a distância. Tem um ambiente virtual de aprendizado e portais específicos para reitoria, professores, alunos, tutores de ensino a distância, coordenações lato sensu, stricto sensu e de graduação e comissões de avaliação.