Campus Porto Alegre implanta Sig Atividades Acadêmicas

Escrito por Departamento de Comunicação. 22 de setembro de 2016, às 11:33

A Diretoria de Ensino juntamente com a Coordenadoria de Registros Acadêmicos do Campus Porto Alegre do IFRS receberam na última sexta-feira, 16 de setembro, capacitação do módulo técnico subsequente do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), ministrada pelo Diretor de TI, Cesar Germano Eltz.

A capacitação se deu a pedido da Diretoria de Ensino, e teve por objetivo verificar se o sistema estaria adequado para atender as demandas nas questões de registro acadêmico, portal discente e portal docente do curso Técnico em Meio Ambiente, que iniciou no segundo semestre de 2016.

Segundo Cesar, a equipe concordou na implantação do sistema em modo de produção tendo em vista que o SIGAA atende perfeitamente as questões acadêmicas do campus. “Neste momento será feito o cadastro da matriz curricular e a matricula dos alunos e posteriormente será marcada uma data para capacitação dos professores no uso do portal docente”, esclarece.

Iniciaremos implantado o Sistema para o curso Técnico em Meio Ambiente, após implantaremos nos demais cursos, gradativamente, afirma o diretor de Ensino, Fabio Yoshimitsu Okuyama.

O SIGAA

O Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) é um dos seis módulos do SIG que está sendo implantado no IFRS. Ele informatiza procedimentos da área acadêmica, como submissão e controle de projetos e bolsistas de pesquisa, de ações de extensão e de ensino; registro e relatórios da produção acadêmica dos docentes; atividades de ensino a distância. Tem um ambiente virtual de aprendizado e portais específicos para reitoria, professores, alunos, tutores de ensino a distância, coordenações lato sensu, stricto sensu e de graduação e comissões de avaliação.

Já utilizam o Sistema os cinco campi em implantação do Instituto, Alvorada, Rolante, Vacaria, Veranópolis e Viamão.

unnamed (1) unnamed

Fotos: Cristine Thomas