Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo

Comitês serão formados para auxiliar a implantação do SIG

Escrito por Departamento de Comunicação. 28 de agosto de 2014, às 14:14

Distribuir tarefas e organizar equipes com diferentes responsabilidades facilita e agiliza a realização de grandes projetos. Por isso, esse foi o formato escolhido para concretizar a implantação do Sistema Integrado de Gestão (SIG) no IFRS. Serão formados comitês com atribuições especiais: tomar decisões, gerenciar a implantação e atender os usuários do SIG. Haverá três tipos de comitês (saiba mais abaixo).

Vale lembrar que o SIG é uma “família” de sistemas de informática e o que será implantado no IFRS tem seis módulos ou sistemas: Sistema Integrado de Gestão e Recursos Humanos (SIGRH), Sistema Integrado de Gestão de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC), Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), Sistema Integrado de Gestão da Administração e Comunicação (SIGAdmin), Sistema Integrado de Gestão Eletrônica de Documentos (SIGED) e Sistema Integrado de Gestão de Planejamento e de Projetos (SIGPP).

Fique por dentro:

Comitê Diretivo – é formado pela reitora, pelos pró-reitores, pelo diretor de Gestão de Pessoas e pelo coordenador-geral do SIG no IFRS. Responde pelas decisões em nível estratégico, autoriza ou veta as solicitações de mudanças nas funcionalidades do SIG e cobra o cumprimento do cronograma de implantação. Foi o primeiro estruturado e já vem tomando uma série de decisões referente à fase de implantação.

Comitê de Implantação – seus integrantes serão o coordenador-geral do SIG no IFRS, o coordenador de implantação do sistema e os coordenadores dos seis módulos do SIG. Aguarda a definição dos coordenadores dos módulos para então ser formatado. Tomará as decisões em nível gerencial, controlará a pauta de implantação dos módulos e o cronograma de implantação.

Comitês dos Módulos – serão seis Comitês de Módulos, cada um referente a um dos sistemas que forma a “família SIG”. Serão formados pelos coordenadores e pelos âncoras dos módulos. Ainda não foram formados, pois esperam indicação dos coordenadores e também dos âncoras. Tomarão as decisões em nível operacional, participarão das capacitações dos sistemas e promoverão a gestão de conflitos entre os usuários.

Na próxima matéria do Projeto UnIFica, você saberá mais sobre as funções dos âncoras e dos coordenadores de módulos na implantação do SIG. Aguarde!

Fim do conteúdo