Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo

Para implantar o SIG

Escrito por Departamento de Comunicação. 14 de agosto de 2014, às 13:53

Para que o Sistema Integrado de Gestão (SIG) comece a ser implantado no IFRS, são necessárias etapas prévias. O Projeto UnIFica conversou com o diretor de Tecnologia da Informação (TI) do Instituto, Alexandre Leite, para saber o que está em andamento. São várias ações em paralelo, as quais viabilizarão que, em breve, tenha início o funcionamento do sistema na instituição.

Confira:

 Cronograma de implantação

Visando definir as prioridades do cronograma, ocorrem periodicamente webconferências com a empresa que assessora a implantação do sistema, reunindo a reitora Cláudia Schiedeck Soares de Souza, profissionais de TI, pró-reitores e representantes das pró-reitorias. A ideia é finalizar o cronograma até setembro de 2014. A partir daí, serão feitas visitas nos câmpus pela equipe de implantação do SIG, para explicar as próximas etapas do projeto.

Configuração de ambientes

A equipe de TI da Reitoria e a empresa que assessora a implantação do SIG trabalham na configuração dos ambientes do sistema para o IFRS. Serão três ambientes: o Testes, que será utilizado para capacitar os usuários e fazer simulações; o de Homologação, para validar itens adaptados do sistema original para a realidade do Instituto; e o de Produção, que é a versão do SIG com dados reais do IFRS (veja imagem).

Suporte

A TI da Reitoria está também customizando uma ferramenta de suporte que permitirá aos servidores e alunos a abertura e o acompanhamento de chamados referentes ao SIG. Será o help desk, cujo uso é uma das atribuições da equipe de coordenadores e âncoras (veja link Equipe no menu Implantação do site do Unifica)

Siape

Os dados do IFRS junto ao Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siape) passam por adequações. A Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) realiza ajustes nas nomenclaturas e hierarquias dos setores da Reitoria e dos câmpus e corrige as informações dos servidores no Siape. Essa organização é necessária para que os módulos do sistema funcionem da melhor forma possível.

Fim do conteúdo