Campi Sertão e Vacaria adotam o SIG de Atividades Acadêmicas

Escrito por Departamento de Comunicação. 29 de novembro de 2016, às 14:03

Alunos do curso Técnico Integrado de Manutenção e Suporte em Informática do Campus Sertão e dos cursos Técnicos Subsequentes em Agropecuária e Logística do Campus Vacaria terão suas informações escolares concentradas no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). Entre as facilidades estão a reunião das informações em um único sistema de simples acesso para monitoramento de dados como matrículas, frequência escolar e notas.

Para consolidar esse processo, coordenadores de Registros Acadêmicos, de cursos e da Diretoria de Ensino participaram do treinamento de utilização do sistema, ocorrido entre os dias 17 e 18 de novembro, no campus Sertão e no dia 24 de novembro, no Campus Vacaria. As atividades foram conduzidas pelo Diretor de Tecnologia da Informação (DTI), Cesar Germano Eltz.

Com a utilização desse Sistema passa-se a ampliar a integração das informações em um único banco de dados facilitando a gestão das mesmas por todas as áreas envolvidas com o ensino, pesquisa e extensão no IFRS, explica Eltz.

O sistema já está sendo utilizado pelos campi Alvorada, Rolante, Vacaria, Veranópolis, Viamão e Porto Alegre.

O SIGAA

O Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) é um dos seis módulos do SIG que está sendo implantado no IFRS. Ele informatiza procedimentos da área acadêmica, como submissão e controle de projetos e bolsistas de pesquisa, de ações de extensão e de ensino; registro e relatórios da produção acadêmica dos docentes; atividades de ensino a distância. Tem um ambiente virtual de aprendizado e portais específicos para reitoria, professores, alunos, tutores de ensino a distância, coordenações lato sensu, stricto sensu e de graduação e comissões de avaliação.

Capacitação Campus Vacaria

Capacitação Campus Sertão

Fotos: Valdir Schafer (Campus Sertão)/Fernando Leão (Campus Vacaria)