Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo

Campus Farroupilha é o 11º a aderir ao Módulo Sistema Acadêmico

Escrito por Departamento de Comunicação. 20 de junho de 2018, às 09:01

O Campus Farroupilha recebeu capacitação do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) no dia 7 de junho de 2018. É o 11º campus do IFRS a aderir ao sistema. Em torno de 30 pessoas, entre docentes e técnicos do setor de registros acadêmicos, participaram das atividades conduzidas pelo diretor de Tecnologia da Informação (DTI) do IFRS, César Germano Eltz, e pelos servidores Cristian Gusberti e Mara Lisiane Sievert, da Diretoria de Tecnologia da Informação; e Sandra Ligia Agnolin, da Pró-reitoria de Ensino.

A capacitação presencial é voltada para os docentes. Na oportunidade, são apresentadas, basicamente, a forma de acesso ao Portal Docente, a configuração das turmas, os Planos de Ensino, o registro de frequência e de nota, além de esclarecidas dúvidas relativas ao ensino.

Antes da capacitação presencial, os campi precisam cumprir outras duas etapas para a utilização do SIGAA. Elas consistem na atualização dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) para atender à Organização Didática da Instituição e na participação em uma capacitação a distância, conduzida pelo técnico de Tecnologia da Informação Crístian Gusberti, na qual é explicado como cadastrar cursos e matrizes curriculares e como realizar matrículas no Sistema.

O SIGAA é um dos módulos do SIG que está sendo implantado no IFRS. Visa a gestão das atividades acadêmicas, informatizando os procedimentos dessa área como matrículas, planos de ensino, diário de classe (registro de frequência e notas), diplomas e assistência estudantil.

O Campus Farroupilha começa a utilizar o sistema para os cursos técnicos subsequentes. Com isso, atualmente são 11 campi do IFRS que estão fazendo uso desse Sistema Acadêmico, seja para a totalidade de cursos seja parcialmente.

Sandra ainda organiza um fluxo de trabalho que envolve a Proen, a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) e os campi para a implantação dos cursos no SIGAA. “Esse fluxo envolve análise da adequação dos PPCs à Organização Didática do IFRS e elaboração de parecer informando sobre o atendimento de requisitos básicos para iniciar a implantação dos cursos no SIGAA. Após essa etapa, é feito o encaminhamento das informações à DTI, que dá início, junto ao campus, aos processos de cadastro dos cursos, das matrizes curriculares e à realização de matrículas no Sistema. Posteriormente, ocorre a capacitação presencial aos docentes”, finaliza.

Fim do conteúdo