Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo

Documentos e processos do IFRS passam a ser protocolados no SIG

Escrito por Departamento de Comunicação. 31 de agosto de 2017, às 17:41

O módulo Protocolo entra em funcionamento no Sistema Integrado de Gestão (SIG) nesta sexta-feira, dia 1º de setembro de 2017, em todos os campi e na Reitoria do IFRS.  A partir desta data, a abertura de protocolos para processos e para documentos que tramitam entre diferentes setores e/ou unidades no IFRS se dará somente no SIG. O Sistema Unificado de Administração Pública (Suap), utilizado até então, funcionará apenas para a tramitação de processos já protocolados (até o dia 30/09) e para a consulta a processos antigos.

Cada campus indicou servidores para atuarem prestando esclarecimentos sobre o módulo em cada unidade, os âncoras, que participaram de um treinamento na Reitoria nos dias 29 e 30 de agosto (foto). Foram indicados também outros servidores com a permissão apenas para cadastrar processos e documentos, os protocolistas.

Segundo a coordenadora de Gestão Documental da Pró-reitoria de Administração do IFRS, Claudineli Carin Seiffert, um dos principais diferenciais do SIG em relação ao Suap neste módulo é a possibilidade de protocolar também documentos avulsos, ou seja, aqueles produzidos ou não no âmbito da instituição e que demandam análise, informação, despacho, parecer ou decisão administrativa e não integram processos, mas precisam tramitar (como ofícios, memorandos e atas). Com essa nova funcionalidade, o IFRS passa a atender à exigência da Portaria Interministerial 1.677/2015. Outra vantagem é a possibilidade de integração do protocolo IFRS com o Protocolo Integrado do governo federal, cumprindo as diretrizes da Lei de Acesso à Informação.

O módulo Protocolo faz parte do Sistema Integrado de Gestão de Patrimônio, Administração e Contratos (Sipac) do SIG.

 

Saiba mais

Como acessar: no site sig.ifrs.edu.br, escolha o “SIPAC”, digite seu usuário e senha (caso não possua, clique no link “Cadastre-se”) e, ao entrar no sistema, escolha, no canto superior direito, as opções “Módulos” / “Protocolo”.

Manuais de utilização do módulo serão disponibilizados aos poucos no site unifica.ifrs.edu.br, abas “Implantação” / “Conteúdos” / “Sipac”

Dúvidas podem ser esclarecidas com os âncoras do módulo Protocolo na sua unidade.

Fim do conteúdo