Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo

Dez campi do IFRS começam o ano letivo de 2018 utilizando o SIGAA

Escrito por Departamento de Comunicação. 28 de fevereiro de 2018, às 13:50

Os campi Erechim e Rolante receberam capacitações do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), nos dias 20 e 22 de fevereiro de 2018, respectivamente. O SIGAA é um dos cinco módulos do SIG que está sendo implantado no IFRS. Informatiza procedimentos da área acadêmica, como planos de ensino, frequência, notas, matrículas, registro e relatórios da produção acadêmica dos docentes.

O Campus Erechim está começando a utilizar o sistema para os cursos técnicos subsequentes e superiores; em Rolante, o SIGAA já era utilizado para os cursos técnicos e, em 2017, começou a ser utilizado também para cursos integrados e graduação. Diretores de ensino, docentes e servidores do setor de Registros Acadêmicos participaram da capacitação, conduzidas pelo diretor de Tecnologia da Informação (DTI) do IFRS, César Germano Eltz, e pelos servidores Cristian Gusberti (DTI), Mara Lisiane Sievert (DTI) e Sandra Ligia Agnolin (Pró-Reitoria de Ensino).

Atualmente, dez campi estão utilizando o SIGAA, seja para a totalidade de cursos seja parcialmente: Alvorada, Caxias do Sul, Erechim, Porto Alegre, Restinga, Rolante, Sertão, Vacaria, Veranópolis, Viamão. Isso significa que os registros escolares estão reunidos e seguindo um formato padrão nessas unidades. No entanto, César explica que a ideia é que os 17 campi do IFRS passem a utilizar o sistema ainda no primeiro semestre deste ano, facilitando e agilizando o acesso aos dados acadêmicos de toda a instituição e contribuindo para as decisões de gestão.

Antes da capacitação presencial, como a realizada nos campi Erechim e Rolante, os campi precisam cumprir outras duas etapas para a utilização do SIGAA. Elas consistem na atualização dos planos de cursos para atender à Organização Didática da instituição e na participação em uma capacitação a distância, conduzida pelo servidor Crístian Gusberti (DTI), na qual é explicado como cadastrar os cursos, matrizes curriculares  e realizar matrículas no sistema.

Fim do conteúdo