UnIFica IFRS é apresentado para CD e Consup

Escrito por Departamento de Comunicação. 16 de junho de 2014, às 14:00

A primeira apresentação do UnIFica IFRS para segmentos da comunidade acadêmica ocorreu no dia 10 de junho de 2014. Os integrantes do Colégio de Dirigentes e do Conselho Superior da instituição conheceram as ações previstas e a identidade visual criada para o projeto, a qual destaca um dos principais benefícios da iniciativa: a unificação de informações no IFRS a partir da implantação de um sistema integrado de gestão (SIG), que agrupará todos os sistemas de informática das diferentes áreas do IFRS. Foram esclarecidas dúvidas e aberto espaço para comentários.

O diretor de Tecnologia da Informação (TI) do Instituto, Alexandre Leite, falou sobre particularidades do SIG que será implantado, que é de código aberto e não possui custo de licença. Esse SIG foi desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e já é utilizado por vários institutos federais.

Destacou ainda ações previstas para ocorrer no projeto de implantação, como capacitações, suporte aos usuários e encontros de sensibilização, e explicou que as inovações vão envolver professores, técnicos e alunos.

A reitora Cláudia Schiedeck Soares de Souza, presente nos encontros, reforçou que a aquisição de um sistema integrado de gestão está sendo discutida desde 2011 e que, como diz o nome do projeto de implantação, a ideia é unificar os processos institucionais do IFRS, facilitando a tomada de decisões. Salientou que será feito um tour de reuniões nos câmpus, para que todos conheçam o sistema e possam se integrar aos processos dentro de suas áreas.